Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Além do Serviço Militar: saiba como seguir carreira nas Forças Armadas

Defesa e Segurança

Além do Serviço Militar: saiba como seguir carreira nas Forças Armadas

Alistamento Militar

Jovem deve ingressar em uma escola de formação, por meio de concursos que envolvem provas, testes físicos e exames médicos
publicado: 02/06/2017 16h24 última modificação: 01/09/2017 16h44
Divulgação/Exército Brasileiro Opções para ingressar em uma das Forças variam de acordo com a idade e escolaridade

Opções para ingressar em uma das Forças variam de acordo com a idade e escolaridade

No Brasil, existem três maneiras de ingressar nas Forças Armadas. Exército, Marinha e Aeronáutica oferecem oportunidades conforme o nível de escolaridade e a idade do interessado. A principal delas é o Serviço Militar.

Por meio do Serviço Militar, o jovem brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos deve se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) para se inscrever. Anualmente, cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

Depois do alistamento, eles podem permanecer em uma das Forças por um período de, no máximo, oito anos como soldados ou cabos. Terminado esse tempo, é necessário ingressar em uma escola de formação para seguir a carreira como oficial ou sargento.

Para isso, é necessário fazer provas, que geralmente envolvem todo o conteúdo do segundo grau, além dos testes físicos e exames médicos. Em alguns casos, há vagas também para mulheres. Ao entrar na academia, os jovens ainda recebem apoio financeiro, que varia conforme a Força Armada na qual ingressou. Ao final do curso, eles se tornam oficiais ou sargentos.

Ensino Médio

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército assegura, após um ano de curso, acesso à Academia Militar das Agulhas Negras (Amam). Ao final de quatro anos na Amam, o aspirante se torna oficial. Para quem já possui o ensino médio, o acesso à Amam é por concurso público.

Há ainda a Escola Preparatória dos Cadetes do Ar na Aeronáutica, que oferece aos jovens curso de ensino médio e garante vaga no Curso de Formação de Oficiais Aviadores para jovens a partir de 14 anos. O curso prepara os alunos para o ingresso na Academia da Força Aérea (AFA), que também admite candidatos entre 18 e 21 anos por meio de concurso.

Na Marinha, a formação preparatória é oferecida pelas escolas navais, cujo curso de quatro anos exige o diploma do ensino médio. Os aspirantes passam por estágios de preparação física e acadêmica, que incluem cursos de sobrevivência no mar e na selva, assim como formação militar-naval. Para se inscrever no concurso, os candidatos têm de ter entre 18 e 23 anos.

Nível Superior

O Exército dispõe de escolas gratuitas para formação superior, como o Instituto Militar de Engenharia (IME).

A Aeronáutica por sua vez também promove vestibulares para seleção no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que oferece cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas de engenharia, como cursos de engenharia aeroespacial, aeronáutica, civil aeronáutica, da computação, eletrônica, mecânica, cartográfica, de comunicações, de fortificação e construção, elétrica, metalúrgica e química.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Exército, FAB e Marinha 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil