Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Geral > 2010 > 04 > Athos Bulcão

Geral

Athos Bulcão

“Principalmente com o Oscar eu tive bastante oportunidade pra desenvolver. No caso, vocês me perguntaram do teatro [Nacional], aquele painel que está lá foi resolvido em dez dias – o relevo – porque antes ia ser azulejo"
por Portal Brasil publicado: 29/03/2010 13h37 última modificação: 13/04/2012 13h06
Exibir carrossel de imagens Obras de Athos Bulcão podem ser vistas em espaços públicos de Brasília

Obras de Athos Bulcão podem ser vistas em espaços públicos de Brasília

 

Artista de muitas habilidades, Athos Bulcão, nascido em 1918 no Rio de Janeiro, se destacou em diversas áreas ao longo de sua carreira: pinturas, desenhos, gravuras, máscaras, fotomontagens, e o reconhecido trabalho de aliar sua arte à arquitetura de Brasília.

Ficou impressionado com a beleza natural da região onde estava sendo construída a cidade de Brasília. Na nova Capital, deixou a marca da sua elegância, sensibilidade, imaginação e vibração em mais de 200 obras.

Desenvolveu uma estética moderna do azulejo na paisagem, preferindo o abstrato em detrimento do figurativo. As obras de Bulcão, que podem ser vistas por aqueles que passeiam pela cidade, transformaram a Capital em um museu a céu aberto. Morreu em Brasília, em 31 de julho de 2008.

“Lembro que nos encontramos pela primeira vez no Café Vermelhinho do Rio. Ele colaborava com Portinari e eu iniciava a minha arquitetura. Depois veio Brasília e para lá seguimos. Tempos difíceis de desconforto e solidão. E durante muitos anos ali ficamos, e o Athos a colaborar e enriquecer meus projetos com seu enorme talento. Até com o teto da capelinha do Alvorada e na fachada do teatro ele colaborou. Quantas angústias e inquietações Brasília nos deu, sempre a sobrar tempo para rir um pouco, falar da vida, imaginar que um dia ela seria melhor para todos”. (Oscar Niemeyer, em artigo sobre Athos Bulcão)

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil