Você está aqui: Página Inicial > Matérias > Conheça os cinco eixos da Rede Brasil Mulher

Conheça os cinco eixos da Rede Brasil Mulher

por Governo do Brasil — publicado 15/01/2018 16h50, última modificação 16/01/2018 18h18
Lançada em dezembro, a rede irá integrar órgãos públicos, instituições privadas e sociedade civil em busca de soluções para beneficiar as mulheres

A Rede Brasil Mulher, criada para assegurar direitos e dignidade à mulher brasileira, é composta por cinco eixos de atuação. Saiba os objetivos de cada um deles:

Educação

Banner educação

Com a formação conscientizada de gestores e gestoras, profissionais da educação e estudantes, o programa pretende reduzir a desigualdade entre mulheres e homens e fortalecer o respeito à diversidade. Todas as modalidades de ensino, em todos os níveis, podem ter ações de enfrentamento à desigualdade.

Saúde

Banner saúde

O acesso ao atendimento especializado em saúde da mulher é uma parte importante da garantia da dignidade e igualdade. O Brasil Mulher vai assegurar direitos sexuais e reprodutivos e qualificar os profissionais com a ação “Mulher, Saúde com Respeito e Autonomia”.

Autonomia econômica

Banner autonomia econômica

Muitas vezes, mulheres vítimas de violência têm dificuldades de reagir devido à dependência financeira. Além disso, elas recebem cerca de 20% a menos que homens que realizam a mesma função. A jornada de trabalho continua com as tarefas domésticas, responsabilidade das mulheres na maioria das casas. Portanto, ações que considerem as diferenças de classes entre as mulheres, que eliminem a divisão desigual dos trabalhos e a pobreza e também que contribuam para a autonomia econômica das brasileiras é crucial para a redução da desigualdade.

Espaços de poder e decisão

Banner poder

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM), menos de 10% dos espaços de poder e decisão nos Legislativos e Conselhos de Administração de empresas são ocupados por mulheres, mesmo que elas sejam a maioria da população. Incentivar que mulheres de diferentes cores, classes e histórias ocupem esses espaços e tenham mais  participação é uma ferramenta para a promoção de mudanças culturais, legislativas e institucionais, indica a SPM.

Violência contra a mulher

Banner violência contra a mulher

Somando esforços à Lei Maria da Penha, o programa visa eliminar as diversas formas de violência contra a mulher, como tráfico e exploração sexual, agressões, assédios e abusos.  

Fonte: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Governo da Presidência da República