Você está aqui: Página Inicial > Centro de Mídia > Notícias > Saiba mais sobre o funcionamento do Centro Aberto de Mídia, no Rio de Janeiro

Esporte

Saiba mais sobre o funcionamento do Centro Aberto de Mídia, no Rio de Janeiro

Centro de Mídia

Espaço oferece estrutura para atendimento aos jornalistas nacionais ou estrangeiros, credenciados ou não credenciados pela FIFA, que desejam cobrir a Copa da FIFA Brasil 2014
por Portal Brasil publicado: 25/06/2014 15h39 última modificação: 25/06/2014 15h39

01) O que é o Centro Aberto de Mídia (CAM)?

É um espaço para atendimento aos jornalistas nacionais ou estrangeiros, credenciados ou não credenciados pela FIFA, que desejam cobrir a Copa da FIFA Brasil 2014 com enfoques diversificados, incluindo investimentos, economia, cultura, gastronomia, turismo, meio ambiente, sociedade, indústria, tecnologias sociais, negócios, etc.

A proposta é oferecer a esses profissionais espaço de trabalho adequado para cobertura jornalística da mídia nacional e internacional sobre o Brasil e uma programação diversificada de coletivas, briefings, day trips, atividades culturais e turísticas; bem como estrutura física adequada de trabalho e serviços adicionais que contribuam para uma boa experiência durante todo o período do Mundial.


02) Que veículos poderão utilizar os serviços do CAM? O espaço é restrito à imprensa internacional?

Veículos de comunicação do mundo inteiro, e também os nacionais, poderão utilizar os serviços do CAM (jornais, revistas, agências de notícias, emissoras de rádio e tv,blogs e sites), desde que devidamente credenciados pelo governo.

A credencial da FIFA não garante acesso automático ao CAM, sendo necessário fazer o credenciamento no portal da Copa (http://www.copa2014.gov.br/pt-br/cam).

03) De quem é a iniciativa do Projeto? Como surgiu a ideia?

A iniciativa é do governo federal  em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Tendo como referência experiências de eventos anteriores, principalmente a experiência bem sucedida durante a Copa das Confederações, em 2013, incluiu-se a iniciativa na estratégia de promoção e comunicação do País para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que prevê a utilização do evento como plataforma de divulgação do Brasil nos mais diversos aspectos.

FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO

04) Onde funcionarão as instalações do CAM? Qual a data de abertura do Centro? Qual o período e horário de funcionamento?

O CAM funcionará no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Posto 6), no período de 09/06/14 a 14/07/14, das 10:00h às 22:00h.


C:\Users\jucelinomb\Downloads\data=VLHX1wd2Cgu8wR6jwyh-km8JBWAkEzU4,_OvlzbGb0-DreX5PoK8iL24NCqn5CvGhUjSETMTaUy8M75iaaiB4geTybshcQj-mjG7VKXjJ9yPthmZ7v1ywuPZrffVo6bZmfeJmcPKkA4qdARmB7HW1LrpBSmNBL2A.png


GESTÃO COMPARTILHADA

08) Quem coordenará e fará a gestão do Centro Aberto de Mídia?

A gestão do Centro Aberto de Mídia durante Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 será compartilhada entre a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e o Ministério do Esporte.

ESTRUTURA E SERVIÇOS

09) Qual a estrutura do CAM? Que instalações serão disponibilizadas?

O CAM contará com os seguintes ambientes físicos:

- Área de recepção e credenciamento;

- Área de convivência;

- Sala de briefing (auditório);

- Sala para entrevistas exclusivas;

- Salas de coordenação/reunião;

- Sala de gravação;

- Sala de geração e distribuição local;

- Cabines de rádio;

- Ambiente externo para entrevistas;

- Posições para veículos de uplink.

As instalações físicas do CAM estão equipadas para auxiliar o trabalho dos profissionais de imprensa, com rede de internet banda larga e serviços de broadcasting.

10) Haverá computadores individuais nas estações para uso dos jornalistas?

Haverá computadores de uso compartilhado, além de um pool de impressoras ligadas em rede. Os jornalistas devem levar seus computadores portáteis (tablets ou notebooks) para uso nas estações de trabalho localizadas na sala de redação, equipadas com cabeamento.

11) Quais os serviços disponibilizados para as emissoras de Rádio e TV?

Serão disponibilizadas ao usuário do CAM cabines de rádio com tratamento acústico, energia elétrica e conectividade via cabo para acesso à internet para os casos de gravação off ou transmissão de áudio via web.

O Centro Aberto de Mídia contará com área de geração operada por técnicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) composta por baias para montagem de equipamentos de televisão e capacidade para atender a seis demandas simultaneamente.

Caso o jornalista queira gravar stand-ups ou entrevistas, haverá pontos de energia elétrica próprios para equipamento de uso profissional (câmera e/ou reforço de luz), tanto dentro dos ambientes (auditório, salão de convivência e sala de redação), quanto nas varandas externas, com toda a estrutura suportada por gerador de energia elétricade alta capacidade.

Cada estação terá também um ponto físico de acesso à internet em banda larga para gerações FTB, além do sinal WIFI que estará disponível em todas as dependências do CAM.

12) De que forma a EBC disponibilizará os sinais de áudio e vídeo?

Nas baias de televisão e cabines de rádio estarão disponíveis sinais de áudio e vídeo recebidos do auditório e pontos de energia elétrica para alimentação dos equipamentos dos veículos de comunicação interessados na captação desses sinais.

Os sinais dos briefings serão gerados ao vivo do auditório do Forte e distribuídos em tempo real diretamente no Centro de Mídia e via satélite por meio do Satélite Brasilsat 4.

1 Parâmetros de Recepção: Posição orbital: 84.0°W; Polarização: Linear Vertical; Frequência de descida: 3,645 GHz; Symbol Rate: 04,285; FEC: ¾; PID de áudio 1: 256 dec; PID de áudio 2: 257 dec; PID de vídeo: 308 dec; PCR: 8190.

O CAM conta, ainda, com espaço para uso compartilhado onde veículos de comunicação poderão instalar equipamentos de up-link para geração de sinais.

Em razão da limitação de espaço físico, a ocupação estará limitada a uma UM (Unidade Móvel) de Up Link por emissora, produtora ou prestadora de serviços de Up Link.

 As solicitações deverão ser encaminhadas para o responsável pela operação do serviço no e-mail rgontijo@ebc.com.brindicando dia e hora de entrada e saída do equipamento. 

Não haverá garantia de reserva de vagas para retorno das UM que deixar o pátio para outro ponto.

 A segurança das UM e dos equipamentos é de responsabilidade dos proprietários.

 Ordem de prioridade de ocupação das vagas:

 1. Ordem de chegada do pedido e respectiva confirmação, com preferência para UM que estiver gerando para POOL de emissoras nacionais ou estrangeiras;

3. Emissoras, produtoras ou empresas prestadoras de serviços de Up Link que irão usar os conteúdos gerados no CAM ou farão entradas ao vivo do local.

4. Emissoras públicas.

13) Haverá serviços de tradutor e intérprete no CAM? Em que línguas serão disponibilizados?

Nas entrevistas coletivas e ou palestras realizadas no auditório haverá tradução simultânea em inglês e espanhol com uso de fones de ouvido. A equipe de atendimento do CAM contará com o suporte de tradutores para divulgação do conteúdo noticioso do Centro.

14) Os jornalistas poderão assistir aos jogos da Copa nas instalações do CAM?

Sim. Haverá monitores de televisão com pontos de TV por assinatura em HD – High Definition (alta definição), localizados na sala de redação, sala de convivência e auditório.

15) Haverá segurança no local?

Sim. Além da equipe de segurança responsável pelas atividades do Forte de Copacabana, o CAM contará com uma equipe exclusiva de segurança.

16) Haverá transporte e alimentação para os jornalistas no Centro Abertode Mídia?

Tanto o transporte para o CAM quanto a alimentação durante a visita do jornalista ao Centro deverão ser custeados pelo próprio jornalista. A sala de redação e o salão de convivência dispõem apenas de máquinas de café automática e bebedouros com água mineral. O Forte de Copacabana está localizado em uma área central, próxima a pontos de táxi, metrô e ônibus. Dentro do Forte existem duas lanchonetes que atendem o público visitante.

No Rio de Janeiro muitos estabelecimentos possuem serviço de delivery e nos arredores do Forte de Copacabana os jornalistas encontram bares e restaurantes de diversos tipos, cuja distância do Forte poderá ser facilmente percorrida a pé.

PLATAFORMA DIGITAL

17) Que tipo de conteúdo noticioso o CAM irá divulgar em seu espaço virtual? Como e de que forma os jornalistas terão acesso a esse conteúdo?

Todo o conteúdo noticioso encontra-se disponível no Portal da Copa (http://www.copa2014.gov.br/pt-br/cam) em português, inglês e espanhol e estruturado da seguinte forma: pautas, briefings, releases, artigos, entrevistas, galeria de fotos e vídeos, programas e reportagens especiais sobre o Brasil e as Cidades-Sede.

ATENDIMENTO

18) Como será o atendimento à imprensa no CAM? Haverá coletivas ou outras atividades no local?

O Centro Aberto de Mídia contará com uma equipe de atendimento preparada para fornecer informações sobre o Brasil e as Cidades-Sede da Copa, em português, inglês eespanhol. Além disso, haverá coletivas com autoridades governamentais e uma programação diversificada com palestras com lideranças empresariais, visitas organizadas a projetos de referência, pontos turísticos do Rio de Janeiro e atrações culturais.

20) Os jornalistas terão acesso  a fontes governamentais em nível federal, estadual e municipal?

Sim. Os profissionais de imprensa terão acesso a porta-vozes do Governo Federal e das Cidades-Sede. Dependendo do caso, as entrevistas serão feitas por telefone.

21) Qual a diferença entre o CAM e o Media Centre da FIFA? Se a FIFA já disponibiliza um espaço para atendimento à imprensa internacional por que montar outro?

O Centro Aberto de Mídia do governo atenderá jornalistas com ou sem credenciamento oficial da FIFA, e visa divulgar os diversos aspectos do País para além do evento esportivo. Os espaços da FIFA e do Governo Federal são complementares e não concorrem entre si.

CREDENCIAMENTO

22) Como e onde será feito o credenciamento dos jornalistas? Que documentos são necessários?

O credenciamento on line é feito no Portal da Copa, na aba “Centro de Mídia” (http://www.copa2014.gov.br/pt-br/cam). Os jornalistas interessados poderão optar pelas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. Além de permitir ao jornalista navegar pelo conteúdo informativo do Portal, composto de banco de pautas e banco de imagens, o preenchimento do cadastro dará acesso às instalações físicas do CAM no Forte de Copacabana, bastando que o jornalista se identifique na recepção e apresente documento funcional do órgão de imprensa ao qual está vinculado. Será entregue um crachá personalizado com código de barras para controle das entradas e saídas do Forte.

O credenciamento presencial também é possível, sendo necessário que o jornalista informe seus dados e apresente a mesma documentação à equipe encarregada.

Importante: não há data limite para credenciamento on line ou presencial.

O sistema estará disponível durante todo o período de funcionamento do CAM (de 09/06/14 a 14/07/14, de 10:00h às 22:00h).

23) A que área do Forte de Copacabana o jornalista deve se dirigir para obter sua credencial?

Haverá um balcão de recepção e informações na entrada do Forte de Copacabana e indicações de acesso ao Centro Aberto de Mídia. A distância entre a entrada do Forte e as instalações do CAM é de cerca de 350 metros e poderá ser percorrida a pé ou por meio de transporte disponível no local.

24) Há limite para número de credenciados?

Não tem limite, mas lembramos que as instalações e equipamentos são para uso compartilhado.

25) A credencial do CAM dará acesso ao jornalista a outras instalações do Forte de Copacabana?

Sim. Todos os jornalistas que estiverem portando o crachá de acesso ao CAM poderão visitar os espaços públicos do Forte de Copacabana, inclusive o Museu do Forte, sem precisar pagar o valor da entrada.

PROGRAMAÇÃO

26) Qual a programação das atividades do Centro? Quando e onde ela será divulgada?

A programação do CAM contará com atividades diárias de atendimento à imprensa, realização de coletivas e briefings sobre diferentes temas de interesse do País e das Cidades-Sede, palestras com convidados especiais, exibição dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, mostra de filmes nacionais, visitas guiadas a projetos de relevância nacional e pontos turísticos do Rio de Janeiro.

A divulgação da programação do CAM será feita diariamente, via Portal da Copa (http://www.copa2014.gov.br/pt-br/cam), a partir do dia 09/06/14, data da abertura oficial do Centro Aberto de Mídia.

Informações adicionais sobre o CAM podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico camrio2014@gmail.com


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil