Cidadania e Justiça
Previdência alerta para aumento de golpes contra aponsentados e pensionistas
A Ouvidoria Geral da Previdência Social registrou ligações de aposentados e pensionistas denunciando tentativas de extorsão. Ultimamente, tem aumentado a incidência desse tipo de fraude que vem chamando a atenção das autoridades.
Os estelionatários tentam aplicar esses golpes por telefone. Nesses casos, a orientação, é não fornecer nenhum dado, não fazer qualquer depósito solicitado pelos estelionatários e entrar em contato, imediatamente, com a Polícia Civil.
Fraude
Segundo os relatos recentes, os estelionatários ligam de um telefone fixo de Brasília e se identificam como funcionários do Conselho Nacional de Previdência Social. De posse dos dados do cidadão, afirmam que ele possui uma quantia a receber do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referente a valores atrasados de seu benefício. Geralmente uma quantia alta, proveniente de uma dívida antiga do instituto que estava bloqueada na Justiça.
Começa então a tentativa de extorsão. Os fraudadores informam que, para receber o valor, o beneficiário deve fazer um depósito em uma conta corrente por eles informada, com urgência. Caso contrário, o cidadão corre o risco de perder o direito de receber o dinheiro.
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) sempre faz contatos com seus segurados por meio de correspondência, e jamais via telefone ou e-mail. Da mesma forma, em nenhuma hipótese são solicitados dados do cidadão e muito menos que ele faça depósitos de qualquer natureza, pois todos os serviços do instituto são gratuitos.
Saiba mais sobre canais de atendimento da previdência no Portal Brasil.
Fonte:
Previdência Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















