Cidadania e Justiça
Coletânea de artigos sobre tráfico humano é lançado em Brasília
Um livro com artigos sobre o combate ao tráfico humano foi lançado nesta semana, em Brasília, pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e a Pastoral de Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A coletânea é resultado do Seminário Nacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizado no final de 2008.
O coordenador de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SNJ, Ricardo Lins, afirmou que a falta de informação dificulta o combate ao crime. “Grande parte das vítimas é aliciada pela família. Este crime precisa ser enfrentado para reduzir a vulnerabilidade social destas pessoas para que não caiam na conversa dos aliciadores”, afirmou no lançamento na terça-feira (22).
Para o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, a publicação é mais uma forma de expressar a “constante e atual” preocupação da Igreja pela condição de milhares de pessoas “submetidas a condição de degradante exploração, sobretudo mulheres, crianças e trabalhadores, aliciados pelo tráfico nacional e internacional de pessoas.” O arcebispo lembrou ainda que o livro é um chamado para atuarmos na prevenção e na reinserção social das vítimas.
O livro é uma coletânea de artigos elaborados pelo Ministério da Justiça, CNBB, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Comissão Pastoral da Terra, Grupo de Combate ao Trabalho Escravo, Rede Um Grito pela Vida, Pastoral Afro-Brasileira e a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil. Ele pode ser adquirido no Setor de Mobilidade Humana, pelo e-mail mobilidadehumana@ccm.org.br ou pelo telefone (61) 3274-1288.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















