Cidadania e Justiça
Fórum ibero-americano de segurança nuclear e radiológica se reúne no RJ
Entre os dias 8 e 10 de julho, o Rio de Janeiro recebe o Fórum Ibero-americano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares. O objetivo do encontro é discutir a promoção da segurança radiológica e nuclear de alto nível nos países das regiões ibérica e americana.
Criado em 1997, o fórum é composto por órgãos reguladores da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, México e Uruguai. A intenção é aumentar o número de países membros à medida que for consolidada uma estrutura institucional da organização, que é coordenada por um colegiado integrado pelas autoridades máximas dos órgãos reguladores dos países membros.
A presidência é exercida de forma rotativa pelos dirigentes. Atualmente, o fórum é presidido pelo brasileiro Odair Dias Gonçalves, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
Para promover o aprimoramento da segurança radiológica e nuclear, a entidade investe na troca de experiências e atividades de treinamento que abordam problemas comuns aos integrantes. Os esforços estão voltados para o desenvolvimento conjunto de um programa técnico de trabalho, que tem a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) como organismo científico de referência.
O projeto foi baseado em um plano de trabalho comum, que prioriza necessidades nacionais e regionais, e no desenvolvimento de uma rede de conhecimento na área de segurança nuclear e radiológica. Para fortalecer a rede, o fórum criou uma ferramenta que permite interação dos organismos reguladores via internet, facilitando a troca de conhecimentos que possibilitará o aprimoramento das ações de segurança.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















