Cidadania e Justiça
Conselheiros da Juventude do Sudeste se reúnem pela 1ª vez no RJ
Consolidar políticas de juventude com a participação direta dos jovens é um dos principais objetivos do grupo que se reúne nesta segunda-feira (16) e terça (17), em Manguinhos, zona oeste do Rio de Janeiro, no 1º Encontro de Conselhos de Juventude da Região Sudeste.
Participam dos debates tanto conselheiros nacionais, quanto municipais e estaduais, além de gestores públicos e estudiosos do assunto, que vão trocar experiências e discutir políticas específicas para a área. Os temas vão desde educação, primeiro emprego e qualificação profissional a drogas, segurança pública e meio ambiente.
O subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Pedro Strozenberg, acredita que o grande desafio é fazer com que o jovem deixe de ser apenas objeto das políticas e passe também a atuar na elaboração dessas diretrizes.
“Transformar uma política para a juventude numa política feita pela juventude. E esses conselhos têm papel fundamental porque aqui é um espaço de encontro entre sociedade civil e gestão pública”, disse Strozenberg.
Para a conselheira nacional Marina Ribeiro, o campo de políticas de juventude ainda são incipientes, por isso existe a necessidade desse tipo de encontro regional.
“Existem políticas, mas elas não são suficientes e algumas não dão conta das especificidades da juventude. É por isso que, muitas vezes, são criadas políticas que não têm procura, porque não atendem aos desejos e às necessidades do público jovem. Acredito que este primeiro momento é de os conselheiros entenderem bem o seu papel. E como podemos incidir, junto com os governantes, políticas que reflitam os interesses e valores da juventude que são muito diversos”.
Os conselhos de Juventude (nacional, estaduais e municipais) foram criados em 2005 e são órgãos de assessoramento à implantação de políticas públicas sobre o tema, com a participação de membros do governo e de representantes da sociedade civil organizada.
O encontro ocorre dias antes da Conferência Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), no México, que institui o ano de 2010 como Ano da Juventude.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















