Cidadania e Justiça
Seminário internacional sobre gênero espera mais de 4 mil participantes
Diásporas, Diversidades, Deslocamentos são os temas de destaque do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9. O evento organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai de 23 a 26 agosto, em Florianópolis (SC).
Na cerimônia de abertura a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) anunciará o lançamento da publicação do edital de apoio a pesquisas de estudos de gênero, mulheres e feminismos, com investimento de R$ 7 milhões.
Este é o maior encontro de pesquisadores da área de gênero da América Latina e terá como foco central analisar os movimentos relativos aos deslocamentos de povos, famílias, mulheres e grupos étnicos, nos diversos aspectos geográficos: regionais, nacionais e transnacionais. Para os organizadores serão avaliados os cruzamentos de fronteiras abrangendo os domínios culturais, de sociabilidade e de poder, seja pelas suas condições herdadas ou pelas novas aquisições em culturas diversas, os desejos de realocações em espaços imaginados e pelos encontros que possibilitam as identidades plurais.
Outros assuntos que também serão debatidos no seminário são: fluxos laterais dos feminismos latino-americanos; medicalização da vida, tecnologias e biopolítica, raça, racismo e racialização nos processos migratórios; psicanálise, gênero e sexualidade, e feminismo e políticas públicas.
O encontro acontece a cada dois anos e nesta edição reúne aproximadamente 4.500 participantes de diversos países. Entre os palestrantes internacionais estão Margarita Iglesias Saldaña, da Faculdade de Filosofia de Humanidades da Universidade do Chile, Manuela Marujo, da Universidade de Toronto, Canadá e Natália Ramos, da Universidade Aberta de Lisboa, Portugal.
A programação abrange apresentação de trabalhos, palestras, minicursos e simpósios temáticos, mesas-redondas, oficinas, mostras audiovisuais e fotográficas, pôsteres, além do lançamento de publicações sobre a temática das relações de gênero.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















