Cidadania e Justiça
Teresina participa de projeto Vida no Trânsito
Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), representantes da prefeitura de Teresina (PI) se reúnem com comissão interministerial para fazer o planejamento local de ações do Projeto Vida no Trânsito, que tem como objetivo reduzir lesões e óbitos nas vias urbanas. A cidade é a segunda capital selecionada a estruturar o plano de ação: a primeira foi Campo Grande (MS), nos dias 7 e 8 de outubro.
A reunião contará com representantes da prefeitura e integrantes da Comissão Nacional do projeto, formada por ministérios como o da Saúde, Cidades e Justiça, além da Casa Civil e outras instituições. Também haverá participação da Global Road Safety Partnership (GRSP) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), parceiras na realização do projeto.
Durante a reunião serão conhecidos pontos positivos e principais problemas relacionados ao trânsito da cidade, além de selecionadas as prioridades locais e definido o planejamento de ações até 2012, quando acaba a primeira fase do projeto. Neste período, a prefeitura deve desenvolver ações de prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da cultura de paz e segurança viária. A segunda etapa do projeto vai até 2015.
Vida no Trânsito
Lançado em junho de 2010, o Vida no Trânsito é resultado de ação interministerial desenvolvida em parceira com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Opas e a Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social. No Brasil, além de Teresina e Campo Grande, integram o projeto as cidades de Palmas (TO), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
No mundo, a ação global é chamada Road Safety in 10 Countries (RS 10). O objetivo é subsidiar gestores nacionais no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. Outros nove países participam da iniciativa: Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















