Cidadania e Justiça
Cardozo reúne conhecimento de Direito a experiência no cenário político
O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é advogado e já cumpriu dois mandatos como deputado federal por São Paulo
José Eduardo Cardozo
O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é advogado e já cumpriu dois mandatos como deputado federal por São Paulo. Foi escolhido como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Professor de Direito Administrativo da PUC/SP, tem atuado de forma ativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e na Comissão de Relações Exteriores, na Câmara dos Deputados.
Cardozo iniciou militância política no Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da PUC, quando estudante de direito da instituição. Aos 28 anos, tornou-se secretário de Governo do município de São Paulo (1989 a 1992), na primeira gestão do PT na capital, da então prefeita Luiza Erundina.
Foi depois chefe de gabinete da antiga Secretaria da Administração Federal da Presidência da República (1993).
Cardozo é paulistano. Mestre em Direito e procurador do município de São Paulo. Foi vereador de São Paulo por três mandatos e presidiu a Câmara Municipal durante dois anos, onde teve atuação destacada nas apurações da CPI da Máfia dos Fiscais.
Em seu primeiro mandato como deputado federal, presidiu a Comissão Especial da Reforma do Poder Judiciário (Cerrpj) e se mantém fiel defensor de um Judiciário forte, ágil e democrático.
Comandou discussões sobre o acesso à Justiça, o Estatuto da Magistratura e outras. Dentre os temas controversos, posicionou-se contrário à adoção da súmula vinculante e favorável à súmula impeditiva de recursos, além de ser favorável ao controle externo do Judiciário.
É autor da obra "Da Retroatividade da Lei", da Editora Revista dos Tribunais, apresentado como trabalho de mestrado em 1993, em que obteve a nota máxima com distinção e louvor.
Também é autor do livro "A Máfia das Propinas - Investigando a corrupção em São Paulo", lançado pela Editora Fundação Perseu Abramo, em que relata os bastidores da CPI que presidiu em 1999.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















