Cidadania e Justiça
Defesa do consumidor divulga resultado do projeto Indicadores Públicos
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, divulgou os resultados do projeto Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor. Telefonia, bancos, supermercados e varejo foram os três setores que aderiram à iniciativa.
Com base nos números do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009, que consolidam dados dos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as empresas dos setores participantes foram chamadas a assumir compromissos públicos de melhorias na relação com seus consumidores.
As metas propostas por cada fornecedor estão relacionadas a três compromissos considerados fundamentais pelo DPDC: redução na quantidade de demandas, ou seja, redução do total de consumidores que necessitam dos Procons para resolver seus problemas com as empresas; aumento das soluções através das notificações prévias conhecidas como Cartas de Informações Preliminares (CIPs); e aumento de acordos em processos administrativos de reclamações, normalmente resolvidas em audiências.
O relatório completo e o pronunciamento das empresas a respeito dos desempenhos no cumprimento das metas está disponível para consulta no site do Ministério da Justiça.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















