Cidadania e Justiça
Departamento penitenciário e defensoria pública avaliam projeto de visita virtual à presos
Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Defensoria Pública da União (DPU) participam, Brasília, do 1º Encontro para avaliação e planejamento da assistência jurídica e do projeto Visita Virtual nas penitenciárias federais. A reunião pretende avaliar a atuação da Defensoria Pública no Sistema Penitenciário Federal e o andamento das visitas virtuais.
Cerca de 500 presos das quatro penitenciárias federais, localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN), já podem receber visitas de familiares por meio de videoconferência.
A visita é realizada por meio de equipamento chamado Codec, um monitor de 15 polegadas que reproduz som e imagem. As penitenciárias federais e as Defensorias Públicas de todas as capitais são equipadas para permitir aos presos rever suas famílias através de visitas virtuais. A conexão é feita por meio de rede segura, para garantir a inviolabilidade na transmissão de dados.
Lançado em maio de 2010, o projeto é parte de uma parceria entre Depen e DPU que pretende aproximar os presos das suas famílias, que muitas vezes, moram em outros estados e não possuem condições financeiras para o deslocamento. Cerca de 50% dos presos federais fizeram o cadastro para receber visitas virtuais.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















