Cidadania e Justiça
Voluntários da Saúde chegam à região Serrana
A primeira equipe de voluntários da Rede Hospitalar Federal no Rio de Janeiro partiu, na manhã desta terça-feira (18), para Nova Friburgo com a missão de reforçar o atendimento às vítimas das chuvas, que atingiram a região serrana na última semana.
Na bagagem, os profissionais levaram kits com material para curativo, imobilizações e pequenas cirurgias, entre outros itens. O grupo de 28 voluntários, que também atuou na enchente de Pernambuco, em junho de 2010, é composto por enfermeiros e técnicos de enfermagem, será distribuído em postos montados em quatro regiões críticas da cidade: Córrego Dantas, São Geraldo, Rio Grandina e Alto da Floresta.
As localidades foram definidas pelo Gabinete de Crise do Ministério da Saúde, montado pelo ministério para atender às vítimas da chuva da região serrana. “Como é uma situação crítica, é possível que a gente encontre feridos e pessoas que ainda não receberam atendimento médico”, afirma o diretor do Hospital Federal Cardoso Fontes, Paulo Fernandes, que vai coordenar as atividades. Para ele, também será necessária a atenção psicológica da população devido às perdas que tiveram.
Assim que chegarem à cidade de Nova Friburgo, os voluntários se reúnem com o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar, Oscar Berro, que também é o responsável pela coordenação do Gabinete de Crise.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















