Cidadania e Justiça
Missão avalia segurança de defensores de direitos humanos em Mato Grosso do Sul
A equipe técnica do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos Ameaçados de Morte, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), iniciou nesta terça-feira (29) missão no Mato Grosso do Sul (MS).
O principal objetivo é monitorar as condições dos defensores de direitos humanos nas tribos indígenas das Kaiowa, Nandeva, e Terena – todas da etnia Guarani, nas cidades de Dourados, Ponta Porá, Ipoí e Miranda.
O grupo irá atender aos novos casos de defensores de direitos humanos ameaçados de morte e monitorar as pessoas que já se encontram sob proteção do programa. A missão, que permanece no estado até a próxima sexta-feira (1º), recebe o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
A disputa pela terra – cobiçada por latifundiários – tem causado uma série de violações de direitos humanos que atinge amplos setores sociais naquela região.
A equipe técnica do Programa Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da SDH/PR é formada por profissionais multidisciplinares. É composta por uma advogada, uma socióloga, uma psicóloga, um gestor de segurança e um coordenador financeiro.
O programa cuida dos casos de defensores dos direitos humanos ameaçados ou em estado de vulnerabilidade em função da atividade exercida na luta e promoção pelos direitos humanos universalmente reconhecidos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















