Cidadania e Justiça
Correios festejam marca de 5 mil mensagens transcritas no Dia Nacional do Sistema Braille
No Dia Nacional do Sistema Braille, comemorado nesta sexta-feira (8), os Correios comemoram as conquistas da Central de Braille da empresa. Criada, em 2007, a central já tratou mais de cinco mil mensagens, ampliando o acesso da população aos serviços postais, inclusive dos deficientes visuais.
Os funcionários recebem as correspondências em Braille ou escritas em tinta, destinadas à conversão para a linguagem de domínio do destinatário. Os textos transcritos são, em seguida, enviados para os domicílios dos destinatários, utilizando a logística normal de distribuição. Apenas em 2010 foram transcritas 400 cartas escritas em Braille para tinta e 2.168 escritas em tinta para Braille, proporcionando autonomia, inclusão postal e cidadania às pessoas com deficiência visual.
O serviço permite a comunicação direta entre a pessoa com deficiência visual e os demais segmentos da sociedade, como prestadores de serviços, casas comerciais, instituições bancárias, concessionárias de serviços públicos e pessoas físicas em geral. A estrutura contempla o atendimento de correspondências de todo o Brasil e se consolidou como um serviço comercial com contratos firmados para emissão de contas em Braille de água e luz de diversos estados.
A iniciativa da ECT favorece a integração social, contribui para a redução dos preconceitos que impedem a compreensão da diversidade e está alinhada a preceitos de Responsabilidade Social Empresarial e às políticas governamentais de valorização da cidadania.
Antes de 2007, os Correios ofereciam às pessoas com deficiência visual e respectivas instituições de apoio o cecograma, que possibilita o tráfego gratuito de mensagens em Braille. O cecograma não contempla, entretanto, a comunicação direta desses grupos com os demais segmentos da sociedade — como prestadores de serviços, casas comerciais, instituições bancárias, concessionárias de serviços públicos e pessoas físicas em geral.
Fonte:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















