Você está aqui: Página Inicial > Cidadania e Justiça > 2011 > 08 > Campanha educativa de trânsito e educação de jovens e adultos no Conversa com a Presidenta desta terça

Cidadania e Justiça

Campanha educativa de trânsito e educação de jovens e adultos no Conversa com a Presidenta desta terça

por Portal Brasil publicado: 23/08/2011 17h27 última modificação: 28/07/2014 15h02

A coluna “Conversa com a Presidenta”, publicada em cerca de 190 jornais e revistas nesta terça-feira (23), abordou temas como campanha educativa no trânsito, o programa “Água para Todos” e educação de jovens e adultos.

Leia a coluna na íntegra aqui

De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, o governo tem feito campanhas frequentes para informar e conscientizar a população sobre o trânsito. “No feriado de Corpus Christi deste ano fizemos uma campanha que resultou na redução de 35% de mortes em relação ao feriado do ano passado, mesmo com a frota de veículos tendo crescido 9,3% no período. É claro que os índices de acidentes ainda não são aceitáveis, mas nós estamos revertendo esse quadro”, disse.

As iniciativas são parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito (Parada), que vai permitir o cumprimento da meta firmada com a Organização Mundial da Saúde: reduzir em até 50% o número de mortes causadas pelos acidentes de trânsito nos próximos 10 anos.

Sobre o programa “Água para Todos”, a presidenta foi enfática ao afirmar que a água será distribuída para todo sertão brasileiro. Segundo ela, “o acesso à água é um direito sagrado de todos os cidadãos”. Assim, “o programa Água para Todos vai garantir esse direito às famílias em situação de extrema pobreza que vivem no semiárido nordestino”.

Na questão da educação de jovens e adultos, Dilma garantiu que o governo se mantém “comprometido, porque garantir acesso à educação é indispensável ao exercício pleno da cidadania”. A presidenta também afirmou que a prioridade do novo Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, são os 1.928 municípios que apresentam as mais altas taxas de analfabetismo.

A presidenta disse que “agora o Ministério da Educação está elaborando um novo programa de educação no campo, que terá um olhar especial para a educação de jovens e adultos e para o problema do analfabetismo, que é mais intenso no meio rural”. Com esta nova ação, explicou, “vamos acelerar o enfrentamento do desafio de garantir acesso à educação para jovens e adultos brasileiros”.


Fonte:
Conversa com a Presidenta
Blog do Planalto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil