Você está aqui: Página Inicial > Cidadania e Justiça > 2011 > 08 > Petrópolis (RJ) recebe exposição sobre tortura

Cidadania e Justiça

Petrópolis (RJ) recebe exposição sobre tortura

por Portal Brasil publicado : 10/08/2011 15:10

O Instituto Frei Tito de Alencar, em parceria com o Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, abre nesta quarta-feira (10) visitação à exposição “Sala Escura da Tortura”. A mostra pode ser vista até 19 de agosto, das 9h às 17h, no Palácio Rio Negro do Museu da República em Petrópolis (RJ). 

A Sala Escura da Tortura, composta por sete telas, inspira-se nos relatos de Frei Tito durante seu exílio na França. Apresentada originalmente em 1973 no Museu de Arte Moderna de Paris, a exposição coloca a perspectiva crítica das artes para denunciar a tortura.

Na opinião do secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, com a exposição, o Estado cumpre seu papel de disseminar uma visão humanista, inscrita na Constituição democrática. “Ao mesmo tempo, prestamos homenagem à memória de Frei Tito, exemplo de resistência, engajamento e dignidade em favor dos injustiçados. Sua capacidade de sensibilizar as pessoas por um mundo melhor extrapola o seu plano existencial. Eis o seu legado eterno”, afirma ele que também é presidente da Comissão de Anistia.

Depois de passar por Petrópolis, a Sala Escura de Tortura segue para Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). A ação tem o apoio do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis. Para mais informações, acesse o site da exposição.

 

Fonte:
Ministério da Justiça

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil