Cidadania e Justiça
Trabalhadores rurais recebem alfabetização
A partir do próximo dia 27 de agosto, 600 alunos de áreas de reforma agrária, em Roraima (RR), receberão os certificados do curso de alfabetização. Trata-se da conclusão do Ensino Fundamental I, que vai da 1ª à 4ª série. O projeto foi executado pela superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Os agricultores beneficiados moram nos assentamentos de Jatapu, São Luizão, Serra Dourada e Jauaperi, todos no sul do estado. Segundo o superintendente do Incra em Roraima, Titonho Beserra, devido à distância entre eles, haverá seis solenidades de entrega dos certificados.
O curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovido em favor da população assentada, vinha sendo executado pelo Incra/RR desde o ano passado. Os 600 alunos estudaram em 30 salas de aula instaladas em escolas estaduais, municipais ou em igrejas das vicinais dos assentamentos.
Para garantir a permanência dos assentados nas aulas, a coordenadora do Pronera em Roraima, Derocilde Pinto, explicou que o projeto pedagógico levou em consideração a atividade dos agricultores e dividiu o ensino em tempo-escola e tempo-comunidade, para que eles pudessem manter a rotina de cuidados com o lote e, ao mesmo tempo, se dedicar à educação formal.
Fonte:
Incra
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















