Cidadania e Justiça
Brasil e Canadá assinam termo de ajuste para acordo previdenciário
O Ministério da Previdência Social e a Embaixada do Canadá no Brasil assinaram na terça-feira (6) termo de ajuste administrativo ao acordo de previdência social firmado entre os dois países. Para ter efeito, o documento precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional e, em seguida, passar por promulgação e publicação.
Para o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, “a assinatura marca o término de um processo negociador que teve início em 2009. O Brasil tem hoje no Canadá uma comunidade estimada em 30 mil cidadãos que têm acompanhado com ansiedade a conclusão deste processo”.
O acordo previdenciário entre Brasil e Canadá foi assinado no dia 8 de agosto pelo ministro de Relações Exteriores brasileiro, Antônio de Aguiar Patriota, e o ministro de Negócios Estrangeiros canadense, John Baird, por ocasião da visita oficial que o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, fez ao Brasil. O ajuste administrativo assinado na última terça-feira define a operacionalização das regras do acordo.
Quando estiver em vigor, o acordo permitirá aos brasileiros que pagam a previdência social no Canadá que utilizem o tempo de contribuição no Brasil, e vice-versa. De acordo com o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar o acordo estreitará ainda mais os laços entre os dois países. Atualmente, disse, o Canadá é o primeiro destino dos brasileiros que procuram estudar inglês ou francês no exterior.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















