Cidadania e Justiça
Minas Gerais amplia programa de combate à miséria
A secretária de Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), participa nesta terça-feira (13), às 15h, em Belo Horizonte (Minas Gerais), da solenidade de assinatura de convênios entre o governo estadual e prefeituras mineiras, com o objetivo melhorar as condições de vida das famílias mais pobres.
O Programa Travessia se dirige a localidades do estado que apresentam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A finalidade é promover a inclusão social e produtiva dessa população, por meio de ações (infraestrutura, saúde, educação e trabalho) que integram vários setores do governo.
Criado em 2008, o Travessia já está em 110 municípios mineiros. Outros 36 passam a integrar o programa a partir de agora. De acordo com os dados do Censo de 2010, do IBGE, dos 16,2 milhões de brasileiros em extrema pobreza (com renda de até R$ 70 por mês), 910 mil vivem em Minas Gerais.
O Travessia fará parceria com o Brasil Sem Miséria, plano do governo federal que, na mesma linha do programa mineiro, agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva.
No estado, o Brasil Sem Miséria vai investir, por exemplo, na expansão do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC); na construção de cisternas, centros de assistência social e unidades básicas de saúde; na qualificação profissional; na assistência técnica e na compra de alimentos da agricultura familiar.
Atualmente, no estado, o Bolsa Família está presente em 1,1 milhão de lares. Outros 370 mil idosos e pessoas com deficiência recebem o BPC.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















