Cidadania e Justiça
Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
Em reunião realizada nesta segunda-feira (21) com a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, a Caixa Econômica Federal firmou acordo de cooperação para implementação de ações conjuntas, que assegurem a adesão do banco à campanha “Igualdade Racial é Pra Valer”. O objetivo é realizar ações de conscientização a respeito da equidade de cor, raça e gênero.
A Caixa deve atuar, na divulgação da campanha, além de colocar em prática mecanismos que promovam a equidade nos seus contratos, nas relações com os empregados e com prestadores de serviços. Será realizada a divulgação de peças da campanha “Igualdade Racial é pra Valer” nos terminais de autoatendimento, além de realizar levantamentos por cor e gênero dos beneficiários dos diversos programas operados pela Caixa, como por exemplo o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
A ministra destacou algumas ações, que o banco realiza, na promoção da equidade. “Essa adesão da Caixa tem que ser encarada como um passo a mais neste caminho que já vinha sendo trilhado” ponderou.
Luiza Bairros ainda elogiou a Caixa pela atitude de se retratar com a população e movimentos ligados às causas raciais, quando, em outubro, foi veiculado um filme publicitário no qual Machado de Assis não foi caracterizado como afro-brasileiro, sua origem racial. Para ela, foi um marco a Caixa voltar atrás, pedir desculpas e realizar novo filme com a origem racial correta do escritor.
Jorge Hereda enfatizou as ações do banco para equidade. “A Caixa já tem iniciativas para o público interno e externo, nessa questão”, explicou o presidente. “Além do acordo de cooperação, continuamos abertos para aprender e receber novas orientações, como foi o caso do filme sobre Machado de Assis. Estou orgulhoso em saber que a ministra considera nossa atitude um marco”, afirmou.
Fonte:
Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















