Cidadania e Justiça
Goiás recebe três novas Agências da Previdência Social
Os moradores dos municípios de São Luís dos Montes Belos, Iporá e Bela Vista de Goiás receberam nesta quinta-feira (16) três novas Agências da Previdência Social (APS). As unidades foram entregues pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild.
O presidente explicou que, em 61% dos municípios brasileiros, os valores pagos em benefícios pela Previdência Social são maiores do que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “O retorno disso acaba se revertendo em benefícios à população”, complementou.
A agência de Bela Vista de Goiás faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de novas unidades em municípios com mais de 20 mil habitantes que não dispõem de APS. Além dos 24 mil habitantes de Bela Vista, a nova estrutura beneficia os moradores de Hidrolândia, Caldazinha, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Silvânia.
Em Iporá, a unidade funcionará em prédio próprio, substituindo a antiga agência, que ocupava um prédio alugado. As novas instalações terão capacidade para atender, por mês, 1,9 mil pessoas e realizar 150 perícias médicas, além de administrar os 18,7 mil benefícios pagos mensalmente na localidade. A agência atenderá, ainda, aos moradores das cidades vizinhas de Amorinópolis, Arenópolis, Caiapônia, Doverlândia, Fazenda Nova, Israelândia, Jupaci, Montes Claros de Goiás, Palestina de Goiás e Piranhas.
A unidade de São Luís dos Montes Belos vai beneficiar outras nove cidades da região: Aurilândia, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Córrego do Ouro, Firminópolis, Ivolândia, Moiporá, Paraúna e São João da Paraúna. A agência, agora também instalada em prédio próprio, possui dois consultórios para o atendimento de 60 perícias médicas por mês, além de capacidade para realizar 1,5 mil atendimentos gerais e administrar o pagamento de 12 mil benefícios previdenciários por mês.
Investimentos
O investimento do INSS nas obras de construção e melhoria dessas unidades de atendimento ultrapassa os R$ 3 milhões. Todas as agências estão equipadas com moderna rede de informática, mobiliário novo e acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais.
Além da expansão, a Previdência Social está recuperando e modernizando as agências existentes em todo o País. Todas as unidades de atendimento estão sendo reformadas, ampliadas ou, até mesmo, transferidas para prédios próprios. O total de investimentos para a expansão e recuperação da rede é de R$ 1,1 bilhão.
Fonte:
Ministério da Previdência Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















