Cidadania e Justiça
Governo quer melhorar a condição de vida das comunidades quilombolas
O termo que possibilitará o atendimento das demandas pleiteadas pelas 66 comunidades quilombolas de Alagoas será firmado em 23 de abril. A Secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, explicou que a assinatura do Termo de Compromisso é mais uma etapa de um trabalho que vem sendo realizado pela SEMCDH desde setembro do ano passado. Katia revelou ainda que, quando a Secretaria finalizou a pesquisa nas comunidades de Alagoas e verificou a situação de extrema pobreza, solicitou da Seppir a realização de um trabalho conjunto de ações integradas, para melhorar a condição precária de vida daquelas comunidades.
“Uma equipe técnica da Seppir esteve em Alagoas e realizou, em parceria com a SEMDH, o Seminário Brasil Quilombola, no qual foram discutidas todas as ações que poderiam ser desenvolvidas com a ajuda da Seppir. O seminário foi dividido em três ações: acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida; desenvolvimento local e inclusão produtiva; e direitos e cidadania”, relatou a secretária.
Segundo Katia, a partir desses eixos foram levantadas todas as demandas de atuação desses setores e a Secretaria elaborou o plano “Agenda Quilombola para o Estado de Alagoas”, que foi enviado para o Governo Federal. “Agora passamos para uma nova etapa, com a assinatura do Termo de Compromisso”, disse Kátia.
A secretária visitou nesta semana a comunidade quilombola Tabacaria, em Palmeira dos Índios, onde anunciou que já foi aprovado na Funasa um projeto para a canalização da água e a segunda etapa do abastecimento. Também foi aprovada a alocação de R$ 10 mil para a construção de um galpão, que irá abrigar as artesãs da comunidade durante os cursos de qualificação, que contarão com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional.
Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















