Cidadania e Justiça
Ministério da Justiça investigará se fabricantes estão combinando preço do leite tipo C
A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça abriu processo administrativo para apurar indícios da prática de cartel e preços predatórios no mercado de leite pasteurizado tipo C, no Rio Grande do Sul.
As empresas investigadas são a Elegê Alimentos S.A. (atual BRF Brasil Foods S.A.), Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios Ltda. (Cosulati), a Cooperativa dos Pequenos Agricultores e Produtores e Leite da Região Sul (Coopal), a Indústria de Laticínios Santa Silvana Ltda, a Thurmer & Leitzke Ltda, além de funcionários e dirigentes destas empresas. O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat) também está sendo investigado devido aos indícios de participação nas condutas.
O processo administrativo foi aberto com base nas investigações realizadas pela Polícia Federal (PF) de Pelotas. No inquérito policial, a PF conseguiu gravar reunião entre as empresas envolvidas, na qual preços de venda do leite tipo C foram combinados.
Alguns funcionários e dirigentes das empresas Elegê e Cosulati já respondem a processo judicial, em trâmite na comarca de Pelotas, pelas denúncias apuradas pela Polícia Federal.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















