Cidadania e Justiça
Brasil forma agentes comunitários de saúde para atuar no Haiti
Ação faz parte do Projeto Tripartite (Brasil-Cuba-Haiti) e do Projeto de Cooperação Sul-Sul de Fortalecimento da Autoridade Sanitária
O Brasil, em parceria com os governos de Cuba e do Haiti, está oferecendo cursos de formação de agentes comunitários de saúde. Os profissionais irão trabalhar nas regiões de Carrefour, Bom Repos e Beudet, região metropolitana de Porto Príncipe, capital do Haiti.
Até o momento, o projeto já formou 58 profissionais. A meta é capacitar cerca de mil agentes comunitários até o fim do projeto para expandir a ação para as demais regiões do país. Na terça-feira (19), foi realizada a aula inaugural no Haiti para seis novas turmas, que formarão 180 novos agentes.
O Ministério da Saúde participou do processo de locação de salas, implantação de uma secretaria escolar e aquisição de equipamentos, computadores e materiais didáticos para as aulas. Uma equipe de técnicos brasileiros colabora com o projeto.
A ação faz parte do Projeto Tripartite (Brasil-Cuba-Haiti) e do Projeto de Cooperação Sul-Sul de Fortalecimento da Autoridade Sanitária do Haiti. O auxílio brasileiro ao país utiliza recursos extraordinários do Ministério da Saúde aprovados pelo Congresso Nacional em 2010, conforme a Lei 12.239, para operações de assistência especial no exterior e assistência humanitária ao Haiti, em iniciativas voltadas para a saúde.
Leia mais:
Nova etapa do governo do Haiti conta com o apoio do Brasil, diz Itamaraty
Brasil contribui em ação de vacinação no Haiti
Governo regulariza situação de mais 608 haitianos no País
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















