Cidadania e Justiça
Assentamento de famílias é o principal assunto do debate em Sergipe
Incra promove debate para melhorias nos assentamentos do estado
Políticas públicas e benefícios para famílias assentadas em Sergipe são temas prioritários no debate, que acontece nesta sexta (24). O evento realizará a integração entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ao programa Sergipe, além de fortalecer a parceria com o governo federal por meio do Plano Brasil Sem Miséria.
Para o superintendente regional do Incra em Sergipe, Leonardo Góes, o encontro é fundamental para discutir ações e políticas relacionadas à qualidade de vida nos assentamentos. O estado está inserido no decreto assinado terça (21), pela presidenta Dilma Rousseff, em que determina o assentamento de 1.112 famílias do Semiárido e Mato Grosso. Góes observa a ação como uma forma de reduzir a pobreza, já que o decreto tem interesse social em imóveis rurais destinados à reforma agrária.
Os estados que apresentam maior pobreza no país tem preferência nos assentamentos, é o caso de Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso. A área destinada aos assentamentos corresponde a 54 mil hectares e deve iniciar o processo ainda este ano.
O debate acontece na Superintendência Regional, em Sergipe, e é promovido pelo Incra com a parceria do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sergipe (Seides).
Famílias devem se cadastrar
As famílias que pretendem participar do Plano devem se cadastrar ao Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal – CadÚnico. A partir daí é possível fazer parte do projeto Bolsa Família.
Com o CadÚnico, o Incra avalia a condição de pobreza de cada perfil. Ainda este ano, a distribuição dos lotes serão efetivadas de acordo com os casos mais urgentes. Os critérios são avaliados tem a ver com a condição de acesso à terra, a prioridade de acesso à terra em novo assentamento, a prioridade de acesso em lotes vagos e os princípios gerais das famílias cadastradas.
Leia mais:
Ações integradas ao Brasil sem Miséria vão assentar 1.112 famílias
Brasil Sem Miséria chega a Caruaru (PE)
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















