Cidadania e Justiça
Projeto alfabetizará comunidades quilombolas de Sergipe a partir de 2013
O objetivo é elevar a escolaridade das comunidades quilombolas
A partir de fevereiro de 2013, as comunidades quilombolas de Sergipe terão a oportunidade de se alfabetizarem por meio do Programa Sergipe Alfabetizado. O objetivo é elevar a escolaridade das comunidades quilombolas e trabalhar a religiosidade de matriz africana.
De acordo com o diretor do Programa Sergipe Alfabetizado, José Genivaldo Mártires, o projeto pretende beneficiar todas as comunidades. “Esse ano nós resolvemos ampliar as parcerias entre a SEED e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania no intuito de fortalecer as comunidades afrodescendentes quilombolas e criar salas de alfabetização para o público não alfabetizado”, afirma.
Uma comunidade a ser beneficiada será a comunidade Quilombola do Crasto, no município de Santa Luzia do Itanhy. Segundo o representante da comunidade, Erisvaldo dos Santos, atualmente, a comunidade conta com cerca de 419 famílias.
Projeto
O programa Sergipe Alfabetizado está em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal e tem como meta iniciar o processo de alfabetização de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo no Brasil.
O assessor técnico de Política de Ação da Sedhuc, José Cláudio D’Eça, destacou a importância do projeto. “Os dados de 2009 comprovam que 40% a 50% dessas pessoas não sabem ler nem escrever, mas é bom observar que mesmo tendo essas dificuldades, elas não querem se mostrar pela questão do preconceito e de não se apresentar como analfabetos. Esse projeto pretende modificar essa realidade e oferecer oportunidades a essas pessoas”, diz.
Programa Brasil Alfabetizado
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















