Cidadania e Justiça
Mais de 2 mil cisternas serão entregues no agreste alagoano
A população do município de São Sebastião, agreste alagoano, será beneficiada com 2.716 cisternas do Programa Água para Todos. Após a consolidação do Comitê Gestor Municipal, que vai ajudar na busca ativa por famílias que serão beneficiárias, a cidade também poderá participar das atividades de estímulo à inclusão produtiva.
"Após a definição das iniciativas de inclusão produtiva, a mesma família que recebeu cisterna também será incluída em alguma atividade de acordo com sua aptidão. Ela receberá equipamentos, materiais e assistência técnica para produzir, o que irá gerar renda e trabalho para essa população", observou Thiago Cedraz, coordenador de mobilização social do programa.
Cada cisterna terá capacidade para armazenar 16 mil litros de água. Segundo Cedraz, o trabalho de cadastramento de potenciais beneficiários já teve início em São Sebastião. As primeiras cisternas, de acordo com ele, devem ser instaladas nas próximas duas semanas.
Inclusão produtiva
Segundo o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, o Comitê Gestor de São Sebastião atuará tanto na universalização do acesso à água, com a implantação das cisternas, quanto nas ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.
"São Sebastião integra uma região do agreste com forte vocação para a mandiocultura. Temos também outras atividades produtivas apoiadas pela Codevasf, a exemplo da horticultura, bovinocultura, economia criativa. A definição das áreas para projetos de inclusão produtiva ocorrerá após o trabalho de uma equipe técnica a ser contratada pela companhia para identificar as vocações locais", explicou.
Comitê Gestor
O Comitê Gestor Municipal de São Sebastião é composto por 22 membros voluntários, sendo 11 titulares e 11 suplentes, e possui representantes de diversas organizações da sociedade civil e do poder público municipal, entre elas associações de moradores, de deficientes físicos, de mulheres indígenas da etnia Karapotó, do Movimento Minha Terra, das igrejas evangélica e católica, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
"A formação do comitê foi bastante democrática e está refletida na pluralidade de organizações representadas. Atuaremos junto à Codevasf para erradicar a miséria em nosso município e trazer qualidade de vida à população de São Sebastião", completou Valdir Salgueiro, coordenador do comitê.
Água Para Todos
O Plano Brasil Sem Miséria, por meio do programa Água para Todos, prevê que até 2014 serão implantadas 750.000 cisternas e seis mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo.
Com relação à produção, as metas são de 3.000 barragens de acumulação de água pluvial, 150.000 cisternas de produção e 20.000 pequenos sistemas de irrigação. Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















