Cidadania e Justiça
Mais 615 pessoas concluem cursos técnicos pelo Pronatec em Sobral, no Ceará
Em Sobral, no Ceará, 615 pessoas concluíram cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Brasil Sem Miséria. Do total de capacitados, 52% são mulheres, sendo que 46% delas têm idades entre 16 e 29 anos. Os cursos foram criados a partir da demanda apresentada pelos empregadores ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) e contou com a parceria do Senai e Senac.
Os cursos oferecidos foram em áreas como a de auxiliar de secretariado escolar, de agente de informações turísticas, de recepcionista em serviço de saúde, de vendedor, de operador de computador, de eletricista instalador predial de baixa tensão e mecânico de máquina de usinagem.
Dos qualificados, também há quatro alunos formados pelo curso de Eletricista Instalador Predial, que são usuários de drogas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Estes já estão inscritos no Sine e agora buscam a inserção no mercado de trabalho.
O Pronatec Brasil Sem Miséria oferece cursos de formação inicial continuada e de qualificação profissional a pessoas inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) para Programas Sociais do governo federal, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Pronatec
O Pronatec prevê a oferta gratuita de qualificação profissional para todas as pessoas inscritas ou em processo de inscrição no CadÚnico, com idade a partir de 16 anos. Entre esses, têm prioridade os cadastrados em situação de extrema pobreza (com renda familiar per capita de até R$70) e os beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família (PBF) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Esses profissionais são de extrema importância para o aquecimento da economia local, que está em expansão principalmente nas áreas de hotelaria, de calçados e da construção civil”, avalia Jacqueline Paz, da Diretoria de Inclusão Produtiva da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O Pronatec/Brasil Sem Miséria é estímulo ao retorno ao sistema educacional de pessoas há muito distantes das salas de aula e que necessitam de qualificação profissional para elevar suas chances de inclusão produtiva ou melhorar sua condição de inserção no mundo do trabalho.
O Programa é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Educação e Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest e Senar, entre outros).
Fontes:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Brasil Sem Miséria
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















