Cidadania e Justiça
Prêmio ODM recebe inscrições de 1.090 projetos desenvolvimentistas
Objetivos do Milênio
Em sua 5ª edição, o Prêmio ODM Brasil contou com a inscrição de 1.090 projetos oriundos de organizações (804) e prefeituras municipais (286). O Prêmio contempla projetos, ações e iniciativas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O estado de São Paulo apresentou o maior número de práticas inscritas, seguido de Paraná e Minas Gerais. Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Tais iniciativas receberão certificado de finalista. Os trinta primeiros lugares serão premiados e receberão o troféu do Prêmio no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014.
Os critérios utilizados para a escolha dos inscritos são: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.
Este ano foi realizado uma série de seminários em todos os estados brasileiros, com o objetivo de estimular gestores públicos, organizações sociais e a população em geral a desenvolver e inscrever projetos alinhados com os Objetivos do Milênio; disseminar a política de municipalização dos ODM; além de divulgar a 5ª edição do Prêmio ODM Brasil. A coordenação do Prêmio ODM Brasil é da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
As metas foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações. Contemplam direitos básicos de cidadania. São eles acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Prêmio ODM Brasil
Nas quatro edições anteriores do Prêmio, foram apresentados 5.097 projetos que ajudam o Brasil a cumprir as Metas do Milênio, com 80 iniciativas premiadas. Este reconhecimento é uma forma de valorizar e incentivar as iniciativas de prefeituras e organizações da sociedade civil. Todas as práticas são catalogadas para servirem de referências aos gestores.
A coordenação do Prêmio ODM Brasil é da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















