Cidadania e Justiça
Leite, café e queijo terão escoamento favorecido por máquinas do PAC 2
Produção
Foi consolidada, nessa terça-feira (29), a entrega de mais 90 máquinas – 75 retroescavadeiras e 15 motoniveladoras – da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Desta vez, os equipamentos atenderão 88 municípios mineiros, com até 50 mil habitantes. A solenidade de doação ocorreu em Uberlândia (MG), com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, representando a presidenta Dilma Rousseff.
O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para adquirir os equipamentos foi superior a R$ 17 milhões. De posse dos maquinários, as prefeituras terão condições de assegurar a recuperação e a abertura de novas estradas vicinais, as vias utilizadas pelos agricultores familiares da região. O aperfeiçoamento das rodovias deve atender mais de 160 mil pessoas moradoras do campo, entre elas 28 mil famílias de agricultores familiares.
A maioria dos municípios beneficiados fica nas regiões do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata e Centro-Oeste de Minas. "Essas regiões têm como característica muito forte a produção de leite, queijo e o cultivo de café. A melhoria das estradas vai facilitar o escoamento da produção oriunda da agricultura familiar, tanto para a venda no mercado local, regional, como também para comercialização para todo o Brasil", assegura o delegado federal do MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho.
PAC MG
Com a entrega desta terça-feira, Minas Gerais já contabiliza 867 equipamentos recebidos pelo PAC 2. O número equivale a 570 retroescavadeiras; 185 motoniveladoras; 72 caminhões-caçamba; 18 caminhões-pipa; e 22 pás carregadeiras. Outros 1.777 maquinários serão doados para os municípios do estado até a finalização do programa, que ocorrerá no início do próximo ano.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















