Cidadania e Justiça
Comitiva envolvida na exumação de Jango chega nesta segunda a São Borja
Direitos Humanos
Os peritos e a equipe de apoio que trabalharão na exumação do corpo do ex-presidente João Goulart desembarcaram no início da tarde desta segunda-feira (11), em Santa Maria (RS). O grupo, que deixou Brasília a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta segunda-feira, segue ainda hoje, de ônibus, para a cidade de São Borja, terra natal e onde está sepultado o ex-presidente Jango.
O grupo é formado por especialistas do Departamento da Polícia Federal (DPF), que coordena os procedimentos técnicos, além dos peritos da Argentina e de Cuba e observadores do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O perito uruguaio se juntará aos demais integrantes da equipe nesta terça-feira (12). Também integram a comitiva servidores da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e João Marcelo Goulart, neto do ex-presidente.
Audiência pública
Os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo (Justiça) se juntarão à comitiva nesta terça-feira (12), quando estarão em São Borja para uma audiência pública. A família do ex-presidente também chegará a São Borja nesta data.
Na audiência, o governo federal se comprometerá com a devolução dos restos mortais de João Goulart ao seu jazigo na cidade, assim que o Instituto Nacional de Criminalística (INC), ligado ao DPF, concluir a coleta das amostras para os exames antropológico, toxicológico e de DNA. A meta é que o ex-presidente seja reinumado no dia 6 de dezembro, quando se completarão 37 anos de seu falecimento.
Entenda o caso
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), disponibilizou dois arquivos contendo informações sobre o contexto histórico e todo o procedimento relacionado à exumação do ex-presidente João Goulart.
Os documentos trazem informações detalhadas sobre a exumação propriamente dita, o traslado dos restos mortais para Brasília, bem como a posterior análise pericial. De forma didática e em formato de pergunta e resposta, os documentos são voltados a profissionais de comunicação, entidades e movimentos sociais, que acompanham o procedimento.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















