Cidadania e Justiça
PGU é finalista de concurso sobre Boas Práticas da CGU
Premiação
Com o Projeto Matriz de Indicadores, a Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), está entre os finalistas do 1º Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU).
A premiação tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar ações que promovam melhorias efetivas nos controles internos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Além disso, busca incentivar o incremento da transparência dos atos de cada órgão e entidade.
O projeto do órgão da AGU que concorre à premiação foi desenvolvido pela Coordenação-Geral de Informações Estratégicas e pela Coordenação-Geral de Gestão Judicial da PGU. A ferramenta permite saber o percentual de decisões favoráveis e desfavoráveis, identificando em qual unidade e em qual tema há maior perda nas ações judiciais.
Com base nesse diagnóstico, os departamentos e as procuradorias ligadas à PGU elaboram iniciativas que deverão ser tomadas para aumentar os resultados positivos. O sistema também traz informações sobre processos novos que chegam à unidade, valores economizados, número de acordos, indicadores de qualidade da inserção de dados no sistema e notícias enviadas pelas unidades.
A Matriz de Indicadores foi criada para promover melhoria da gestão, com foco no aumento dos resultados positivos. Além do levantamento dos números referentes á atuação, também foi definido um modelo de acompanhamento e supervisão dos resultados entre Departamentos e Procuradorias, o que inclui a definição de estratégias, execução de inciativas e reuniões periódicas de acompanhamento dos resultados. Com a implementação do projeto e de diversas iniciativas desenvolvidas, a Procuradoria já apresenta melhoria em seu desempenho por todo o país.
O concurso
De iniciativa da CGU, o concurso foi criado para fortalecer a gestão pública por meio da premiação de boas práticas nas áreas de controle interno e de transparência pública, entendidas como medidas que possibilitam uma gestão mais eficaz, eficiente e que atenda aos princípios da Administração Pública.
Na categoria "Aprimoramento dos controles internos", em que concorre a PGU, foram 37 inscritos na primeira fase. Desses, apenas 10 foram selecionados para a segunda etapa. Também concorrem ao prêmio, trabalhos apresentados por órgãos e entidades do Poder Executivo em todo o país. Serão premiadas as três melhores práticas em duas categorias: "Aprimoramento dos controles internos administrativos" e "Promoção da transparência". A cerimônia de premiação será em dezembro.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















