Cidadania e Justiça
Práticas de igualdade no trabalho será tema de oficina
Equidade
Integrantes de Comitês de Equidade vão participar de atividade de formação sobre práticas de igualdade no ambiente de trabalho. A oficina é oferecida apenas às organizações públicas e privadas inscritas na 5ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça. A programação inclui palestras e debates em grupos de trabalho. O encontro acontece na terça-feira (19/11), das 9h às 18h, em Brasília.
O objetivo é promover a troca de experiências a respeito do processo inicial do programa, que consistiu no preenchimento da Ficha Perfil da organização e na elaboração do Plano de Ação. A coordenadora-geral de Trabalho e Autonomia Econômica da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Simone Schäffer, acrescenta que a oficina também visa debater estratégias e ações que envolvam a direção e o corpo de funcionários e funcionárias, a fim de alcançar a equidade de gênero e raça na instituição.
A programação prevê, na parte da manhã, palestra com as professoras Jussara Reis Prá e Maria Helena Santana Cruz. As professoras fazem parte do comitê Ad Hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, formado por núcleos de gênero de universidades de todo o Brasil. O comitê tem o propósito de auxiliar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa. À tarde, acontecem os grupos de trabalho.
Balanço
São 86 organizações, entre instituições e empresas públicas e privadas, que estão participando da 5ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça. A iniciativa certifica, com selo próprio, as organizações que adotam práticas promotoras da igualdade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho.
A ação é coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Fonte:
Secretaria de Políticas para às Mulheres da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















