Cidadania e Justiça
Projeto 'Talentos do Brasil' participa de evento no DF
6º Salão Internacional do Artesanato
A sexta edição do Salão Internacional do Artesanato, que ocorre entre os dias 6 e 10 de novembro, em Brasília, receberá os produtos das artesãs do Linho dos Lençóis, do Maranhão, e de mais nove grupos do Projeto Talentos do Brasil.
A feira reúne mais de cem estandes e quase 400 expositores no pavilhão de exposições do Parque da Cidade. O Talentos do Brasil ocupará espaço de 84 m², com bolsas, mantas, artigos de decoração, toalhas, acessórios de moda (colares e brincos), saias, vestidos, entre outros itens.
Os materiais utilizados na elaboração dos produtos vão desde os conhecidos bordados, lã e renda renascença, até os menos convencionais e mais autênticos, feitos de algodão orgânico, fibra de piaçava, couro de peixe e fibra do buriti.
A fibra do buriti, extraída naturalmente pelas mãos de 25 famílias do município de Barreirinhas, no Maranhão, é matéria-prima para bolsas, chapéus, trilho de mesa, sandálias e jogos americanos.
Quem ainda não conhece o projeto terá a oportunidade de ver e adquirir roupas, acessórios e outros produtos de qualidade, que respeitam a tradição e o saber regionais brasileiros.
Os itens são confeccionados pelas mãos de artesãs e artesãos dos estados da Bahia, da Paraíba, do Piauí, do Maranhão, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul.
Maranhão
O processo de extração da fibra do buriti é natural e respeita o bioma local. A diretora de comercialização do grupo Linho dos Lençóis, do Maranhão, Maria de Lourdes Lopes Rodrigues, explica como nascem os produtos. "A gente tira a fibra verde do buriti a cada três meses, coloca para ferver, depois coloca em água corrente e põe no sol pra secar. A fibra fica no sol até sair toda a água natural. Aí a gente faz o tingimento natural".
A cor marrom é feita a partir da casca do coco; a amarela, da raiz do gengibre; o vermelho, do urucum; as cores bege, roxo e preto são retiradas do pariri, do açaí e da casca do pequi, respectivamente.
O resultado são chapéus, bolsas e produtos para a casa coloridos e resistentes que serão vendidos em Brasília, no 6° Salão Internacional do Artesanato.
"O importante nas feiras são as vendas e os contatos que a gente faz para vendas futuras", afirma Maria de Lourdes, empolgada com a participação no evento.
Ela conta que em uma das últimas feiras que o grupo participou, uma cliente de São Paulo fez pedido de bolsas e neste mês de novembro vai colocar o produto a venda em uma loja virtual.
Talentos do Brasil
Criado em 2005, o projeto Talentos do Brasil une agricultoras-artesãs de 12 estados brasileiros, onde estão estruturados em 15 grupos produtivos. Formado em sua maioria por mulheres, organizadas e qualificadas em comunidades rurais, os produtos de moda e acessórios feitos à mão geram coleções únicas, que representam a biodiversidade e a criatividade regionais.
O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério do Turismo, com apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e a Agência de Cooperação Alemã, GIZ.
O evento
O Salão Internacional do Artesanato reúne expositores nacionais e internacionais que comercializam e expõe artigos ligados à produção artesanal.
São produtos de decoração, acessórios, culinária, confecção e arte. O evento gera 20 mil empregos indiretos e movimenta anualmente cerca de R$ 6 milhões, entre negócios gerados na feira e negócios futuros.
Serviço:
Talentos do Brasil Moda no Salão Internacional do Artesanato
Data: de 6 a 10 de novembro ( quarta-feira a domingo)
Hora: das 11 às 22 horas (de quarta a domingo)
Local: Expo Brasília - Parque da Cidade - Brasília/DF (estande nº 157)
Entrada franca até às 16 horas
Informações: http://www.salaodoartesanato.com.br
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















