Cidadania e Justiça
Vacinação contra febre aftosa chega à Paraíba
Prevenção
Será concluída, nesta sexta-feira (29), a vacinação contra a febre aftosa nos assentamentos Antônio Eufrouzino, Venâncio Tomé e Vitória – localizados na zona rural de Campina Grande, a 121 quilômetros da capital João Pessoa, no Território da Borborema. A vacinação nos assentamentos teve início na última quarta-feira (27) e deve imunizar aproximadamente 800 animais.
Os três assentamentos são assistidos pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap). A vacinação está sendo realizada apenas pela manhã e os proprietários devem levar os animais até a sede dos assentamentos. O técnico em agroindústria da Coonap, Josiel Carlos, alerta aos agricultores para que não deixem de vacinar os seus animais. As doses foram disponibilizadas e estão sendo aplicadas por técnicos da Secretaria de Agricultura do município de Campina Grande.
A campanha é realizada duas vezes por ano e a primeira etapa de 2013 aconteceu no mês de maio. Nos demais assentamentos que são assistidos pela Coonap em outros municípios, a vacinação é realizada de acordo com o calendário das prefeituras.
Febre aftosa
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa e que afeta principalmente bovinos de leite e de corte, além de suínos. O primeiro sintoma da doença é uma febre alta, que diminui depois de dois a três dias, surgindo outros sintomas, até que o animal deixe de andar e de comer, emagrecendo rapidamente. Mesmo havendo a cura, o animal se torna portador assintomático e pode transmitir a doença.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















