Cidadania e Justiça
MDS promove oficina sobre Cadastro Único em Manaus
Oficina
Aprimorar a gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, incentivar a busca ativa e propor ações para a melhoria do acompanhamento familiar. Esses são os objetivos da oficina que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove a partir de hoje (17), em Manaus, com representantes das gestões estadual e municipais responsáveis pelo Cadastro Único. A oficina prossegue até quarta-feira (19).
Esta é a segunda de 13 oficinas que a Secretaria de Renda de Cidadania (Senarc) vai promover até junho em todas as regiões. Foram convidados 60 municípios do Amazonas.
A partir do diálogo entre MDS, estados e municípios, pretende-se identificar dificuldades na gestão do Cadastro Único e propor soluções para, entre outros pontos, incrementar indicadores locais, especialmente o de atualização cadastral. “A qualificação constante das informações do Cadastro Único é um meio para alcançar nosso objetivo principal: possibilitar que a população que mais necessita de políticas públicas seja, de fato, atendida”, afirma a diretora do Departamento do Cadastro Único, Joana Mostafa.
Como resultado da oficina, será elaborado um plano de ação de Busca Ativa para o cadastramento e a atualização cadastral de famílias pertencentes a grupos populacionais tradicionais e específicos, como quilombolas, pescadores artesanais e outros. Para tanto, serão incentivadas as parcerias entre os órgãos governamentais e a sociedade civil nos diferentes territórios.
Em relação ao acompanhamento familiar, os encontros têm a finalidade de estabelecer um diagnóstico a partir da realidade de cada município e encontrar soluções para o aperfeiçoamento do registro do acompanhamento familiar dos beneficiários do Bolsa Família no Sistema de Condicionalidades (Sicon).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















