Cidadania e Justiça
AGU quer abrir concurso para 332 cargos de Advogados da União em 2015
Concurso
Em virtude do aumento do número de produção de manifestações consultivas, do acompanhamento de mais de três milhões de processos e de 600 cargos vagos, a Advocacia-Geral da União (AGU) quer abrir concurso público para contratar 332 novos advogados da União em 2015. Para isso, o Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, encaminhou consulta ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) sobre a disponibilidade de recursos orçamentários para a realização do certame.
De acordo com o documento encaminhado à ministra do MP, Miriam Belchior, atualmente a AGU possui 1.764 advogados da União distribuídos entre a Procuradoria-Geral da União, Consultorias Jurídicas dos Ministérios, Consultoria-Geral da União, consultorias jurídicas nos estados, procuradorias da União e na Secretaria-Geral de Contencioso. Os profissionais precisam atender a uma demanda crescente de processos tanto na área consultiva, quanto na contenciosa.
Segundo informações enviadas ao MP, só na área consultiva, houve um aumento de 437% na produção de manifestações jurídicas entre 2010 e 2013. No ano passado, o número de produção ultrapassou as 150 mil peças. Na área contenciosa a realidade não é diferente. Cerca de três milhões de processos são acompanhados pela Procuradoria-Geral da União, órgão responsável pela defesa judicial da Administração Direta em processos que tramitam na Justiça Federal, do Trabalho, Eleitoral e Estadual.
Outro dado que justifica o aumento do quadro de Advogados da União é que a Instituição tem se empenhado em realizar ações denominadas "proativas" para recuperar os valores devidos aos cofres públicos. O projeto tem apresentado resultados significativos, conforme aponta a nota técnica enviada da Adjuntoria de Gestão Estratégica enviada ao MP. O grupo recuperou cerca de R$ 115 milhões em 2012 e 154 milhões em 2013.
Fonte:
Advocacia-Geral da União
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















