Cidadania e Justiça
Em nota, ministra comemora conquistas sociais de trabalhadoras domésticas
PEC das Domésticas
Nesta quarta-feira (30), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, divulgou nota a respeito do Dia das Trabalhadoras Domésticas. Menicucci comemora os direitos sociais conquistados pelas trabalhadoras, em especial o recolhimento de FGTS, desde a assinatura da PEC das Domésticas.
Leia nota da ministra, a seguir:
"O Dia das Trabalhadoras Domésticas, às vésperas do 1° de Maio, traz um forte motivo de comemoração: a mudança realizada em 2013 no artigo VII da Constituição Federal. Esta garantiu a equiparação dos direitos sociais e proporcionou um salto no número de trabalhadoras e trabalhadores beneficiados pelo recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS.
Assim, de 100 mil contratos de trabalho contemplados pelo FGTS em 2013, avançamos para 170 mil em 2014. Isso significa, concretamente, a inclusão de dezenas de milhares de pessoas, mantidas até então silenciosamente à margem de um direito que já era pacífico para todas as outras categorias.
A maioria desses profissionais é de mulheres, e, dentre estas, de negras. Como estas são historicamente desfavorecidas, é óbvio que este aumento no acesso ao FGTS representa um avanço nos direitos do trabalho e no reconhecimento formal da cidadania destas pessoas.
Assim, o Brasil deu um passo enorme na consolidação dos direitos sociais e da cidadania das trabalhadoras domésticas em 2013, contribuindo para que elas, de fato, ocupem no mercado de trabalho e na sociedade o lugar de protagonistas que sempre lhes foi subtraído".
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















