Cidadania e Justiça
Funasa repassa R$ 1,5 mi à cooperativa de catadores
Paraíba
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apresentou, por meio da Superintendência Estadual na Paraíba (Suest/PB), os programas desenvolvidos pela superintendência com o intuito de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população, como ações de educação em saúde ambiental e de resíduos sólidos. A divulgação ocorreu em evento sediado na capital Campina Grande, onde a fundação oficializou o repasse de um total de R$ 1.548.026,00 para a Cooperativa dos Trabalhadores de Material Reciclado (Cotramare).
Os recursos serão usados para aquisição de equipamentos para as unidades de recuperação de recicláveis, como prensa hidráulica vertical, empilhadeira com capacidade de carga de 2,5 toneladas; elevador de cargas; esteira transportadora 20 metros; esteira transportadora 15 metros; balança eletrônica com capacidade de 1000kg; prensa hidráulica horizontal; carrinho plataforma. O convênio irá beneficiar todas as 12 cooperativas e mais de 400 famílias e associações que atuam na cidade.
A representante da Rede Lixo e Cidadania, Luciene Martins, afirmou que para se gerar empregos e renda é preciso antes ofertar as condições para os cooperados e isso é o que a Funasa está fazendo para as pessoas envolvidas, aumentando assim a capacidade de produção que era limitada devido à falta desses equipamentos: “São condições necessárias para que a cadeia produtiva aconteça e possa gerar renda para as centenas de famílias que atuam nessa
Segundo Ana Cláudia, o convênio é extremamente importante, pois reconhece e dá estrutura de trabalho aos catadores que atuam na cidade. “As portas da Fundação estão abertas para os gestores e cooperativas tanto na questão dos projetos, como também para prestarmos suporte técnico e informações sobre os programas que são desenvolvidos”, explicou a superintendente.
Missão da Fundação
Promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.
Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotramare)
Criada em 2001, trabalha coletando, separando, prensando, enfardando e comercializando os resíduos recicláveis, obtendo renda para o sustento de dos cooperados e para a melhoria de qualidade do meio ambiente, por meio da economia de matéria prima, água e energia, usadas no processamento de produtos.
Fonte:
Fundação Nacional de Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















