Cidadania e Justiça
'Projeto Memória Lélia Gonzalez' homenageia ícone da luta antirracista
Igualdade racial
A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), conheceu, nesta quarta-feira (30) o ‘Projeto Memória Lélia Gonzalez’. A iniciativa apresentada pelo filho da homenageada, Rubens Luiz Rufino de Lima, consiste na produção de um kit audiovisual sobre a vida da antropóloga e ativista afro-brasileira, cuja trajetória é referência de luta e fonte permanente de inspiração para diversas ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo.
O projeto é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), que tem como missão a promoção do desenvolvimento humano contemplando a igualdade entre os gêneros, raças/etnias, o desenvolvimento justo e sustentável, a proteção e conservação do meio ambiente e a promoção da diversidade cultural.
Prêmio Lélia Gonzalez
Lançado em 18 de dezembro do ano passado, pelas secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Políticas para as Mulheres (SPM), ambas da Presidência da República, o Prêmio Lélia Gonzalez tem os objetivos de promover o reconhecimento das afro-brasileiras como protagonistas do enfrentamento ao racismo e ao sexismo; a articulação entre ações destinadas a esse público específico na sociedade civil e no âmbito governamental; bem como a disseminação de experiências inovadoras realizadas por organizações de mulheres negras.
O resultado da edição 2014 foi publicado nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da União. O documento informa que as 14 organizações que passaram pela fase de habilitação estão classificadas para receber o prêmio. Entre os projetos aceitos, seis possuem abrangência estadual, quatro são no âmbito dos municípios e os quatro restantes abrangem todo o país.
Confira a lista completa aqui
Sobre Lélia Gonzalez
O Projeto presta justa homenagem a Lélia Gonzalez (1935-1994), além de disseminar sua luta e seus valores para novas gerações. Antropóloga e ativista afro-brasileira, Lélia é referência dos movimentos feminista e de mulheres pela sua importância como militante e pensadora do movimento negro brasileiro. Seu legado é fonte permanente de inspiração para diversas ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo, bem como para iniciativas que visam ampliar a participação política das mulheres, sobretudo das mulheres negras.
O projeto é realizado no contexto da celebração da memória da antropóloga em 2014 - ano que marca duas décadas de sua morte - e que tem rendido outras homenagens, a exemplo do “Prêmio Lélia Gonzalez - Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras”. Lançado por dois órgãos da Presidência da República, a Seppir e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o prêmio tem, entre outros, o objetivo de promover o reconhecimento das afro-brasileiras como protagonistas do enfrentamento ao racismo e ao sexismo.
Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















