Cidadania e Justiça
AGU promove curso de formação para aprovados na Procuradoria-Geral Federal
Concursos públicos
Cerca de 600 candidatos aprovados nas provas objetivas e no exame oral do concurso público da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União, estarão reunidos em Brasília para o curso de formação promovido pela Advocacia-Geral da União até o fim de maio.
Última fase do certame antes da nomeação e posse no cargo de procurador federal, o programa, que é de caráter eliminatório e classificatório, terá carga horária de 88 horas e será decisivo para definição da lista de preenchimento das 78 vagas destinadas para contratação imediata e formação do cadastro reserva.
O evento de boas-vindas aos candidatos foi realizado na última segunda-feira (19) no auditório ParlaMundi da Legião da Boa Vontade em Brasília. A solenidade contou com a participação de dirigentes da Advocacia-Geral da União, presidentes das associações de classe das carreiras da AGU e do Diretor Executivo do Cespe/UNB, Abimael Costa.
O Procurador-Geral Federal, Marcelo Siqueira, pediu empenho dos candidatos para que possam aproveitar ao máximo os conhecimentos ministrados no curso de formação. Siqueira destacou, ainda, a importância da dedicação nessa fase do concurso. "O que eu posso lhes assegurar é que essa é uma instituição que garante uma infinita possibilidade de realizações, até porque ela ainda tem uma necessidade muito grande de desenvolvimento estrutural, para o qual vocês estão sendo chamados a partir de agora a contribuir".
O candidato Jonathas Melo Mariano, do Rio de Janeiro (RJ), contou que após concluir o curso de Direito no ano passado decidiu iniciar a preparação para o concurso da PGF. Ele ressaltou que sempre reconheceu a importância da advocacia pública e atrelado a isso, quando conheceu o trabalho prestado pelos procuradores federais ao país, não teve dúvida sobre o caminho a seguir. "A expectativa é imensa. Saber que estamos prestes a compor o quadro da advocacia pública, especificamente da PGF, é uma satisfação enorme, um sonho que estamos a poucos dias de realizar", afirmou.
Bruna Medeiros, que é de João Pessoa (PB), disse que a motivação para a aprovação no concurso veio desde a época da faculdade. "Eu tive oportunidade de estagiar na Procuradoria Federal Especializada do INSS em João Pessoa, onde tive o primeiro contato com a carreira, pude conhecer a estrutura do trabalho, tive contato direto com os procuradores federais e coloquei como meta passar no concurso e ser procuradora federal".
Outro candidato, Jean Rodrigues Reck, que mora em Santa Cruz (RS), também comemorou a participação no curso. "Eu sempre gostei da área da advocacia pública, e sempre escolhi carreiras que estivessem voltadas para o foco do direito administrativo. Nessa linha, a advocacia pública sempre foi um objetivo, ainda mais na área federal devido à complexidade dos órgãos, a missão da União e das autarquias e fundações federais", disse Reck que atua como professor universitário na área de Direito Administrativo e Constitucional.
A prova objetiva para avaliar o desempenho dos candidatos no programa de formação será realizado no dia 1º de junho. Dos 585 participantes, 78 serão classificados para nomeação e posse no cargo, os demais candidatos ficarão no cadastro reserva.
Fonte:
Advocacia-Geral da União
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















