Cidadania e Justiça
Brasil debate experiências com pesquisador Carl Hart
Programas antidrogas
O neurocientista americano Carl Hart foi recebido pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano, para uma conversa sobre estudos científicos sobre drogas e política pública americana e brasileira sobre drogas.
Chioro e Maximiano apresentaram ao professor o Programa Crack, é Possível Vencer e o funcionamento da rede de atenção psicossocial do MS. Também estavam presentes na reunião representantes da OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, e do UNODC, escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.
“A grande mudança no Programa Crack foi a transformação na cultura de tratamento aos usuários, que não são confundidos com os grandes traficantes e passam a ser encaminhados a rede de saúde”, explicou Vitore Maximiano.
O governo federal demonstrou interesse nos estudos científicos sobre drogas realizados pelo professor Hart na Universidade de Columbia. Hart visitou algumas cenas de uso em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. “Falei com as pessoas no centro de São Paulo e eles não estão prendendo os usuários de crack. Eles estão ajudando na busca de trabalho e tentando deixar os usuários se sentir melhor consigo mesmos. Esta é a primeira coisa, você não pode prender pessoas”.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















