Cidadania e Justiça
Governo recebe obra de arte sequestrada do Banco Santos
Arte
O quadro "Composition abstraite", do pintor russo Serge Poliakoff , foi entregue ao Brasil nesta sexta-feira (9), durante uma cerimônia em Nova Iorque. A obra de arte, de valor estimado de U$ 400 mil, foi recuperada da coleção de Edemar Cid Ferreira, administrador do Banco Santos. Os trâmites para a repatriação do bem foram coordenados pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ), que exerce a função de autoridade central para a cooperação jurídica internacional.
A pintura de Poliakoff foi apreendida no processo em que Edemar Cid Ferreira responde por prática de crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. A obra foi identificada na Suíça e transladada para os Estados Unidos. Após ser entregue ao Estado brasileiro, deverá ser leiloada em favor de credores da massa falida do Branco Santos.
Em 2010, duas outras obras da chamada "Cid collection" - um quadro de Roy Lichtenstein e outro de Joaquin Torres-Garcia -, cujos valores somavam aproximadamente U$ 4 milhões, foram repatriadas graças ao pedido de cooperação jurídica internacional realizado pela Secretaria Nacional de Justiça.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















