Cidadania e Justiça
Estados-sedes recebem delegacias móveis para facilitar atendimento
Copa do Mundo
A Polícia Civil dos estados-sedes da Copa do Mundo irá ampliar a área de atuação e passará a atender também em delegacias móveis com o objetivo de facilitar o atendimento à população durante o período do mundial. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) é a responsável pela distribuição desses equipamentos em todo o País.
As delegacias móveis são ônibus equipados para executar atividades básicas de uma unidade convencional de polícia, como sistema de telefonia com ramais conectados a uma central celular e equipamentos de informática, para impressão e digitalização de documentos.
Além disso, os veículos contam com um servidor de dados para armazenamento de informações e execução dos sistemas da Polícia Civil, além de conexão 4G para acesso à internet e sistema de vídeo-monitoramento de alta definição para acompanhamento e gravação das atividades internas e ao redor do veículo.
As unidades oferecem serviços de forma rápida e individualizada, acelerando os processos de atendimento e resposta, diminuindo o tempo de espera, otimizando os recursos e dando o suporte necessário ao cidadão.
As unidades móveis serão ainda facilitadoras que, além de desafogar as delegacias das regiões onde atuam, cumprem objetivos como oferecer conveniência para que o cidadão registre boletins de ocorrência.
Centros de Comando e Controle
Com relação à segurança, foram empregados mais de 6.054 policiais integrantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública, além dos policiais civis e militares dos Estados e do Distrito Federal, que somaram 40.893 na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude. Cabe ainda ressaltar a elaboração do manual de atuação do controle de armas em grandes eventos e o cadastramento biométrico dos vigilantes que trabalharam nos estádios.
Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) das 12 cidades-sede estarão em funcionamento na Copa do Mundo Fifa 2014. Com operação integrada, eles compõem o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), que acompanha e coordena em tempo real os acontecimentos relativos à segurança dos jogos. O SICC permite que as decisões sejam tomadas mediante a utilização de informações centralizadas fornecidas pelos distintos órgãos envolvidos com a segurança pública. Os CICCs ficarão como legado para o País após a Copa do Mundo.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















