Cidadania e Justiça
Itaipu apresenta campanha contra exploração sexual de menores
Violência contra o menor
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, responsável pelo Projeto Vira Vida, apresentarão na tarde desta quinta-feira (15) campanha de mídia da empresa contra a exploração sexual de menores.
A iniciativa faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em todo o Brasil no dia 18 de maio, domingo. Veículos de comunicação divulgarão as peças publicitárias sem custo algum.
A elaboração da campanha desenvolvida pela equipe de comunicação social da Itaipu Binacional faz parte de um dos compromissos assumidos pela empresa e parceiros ,como a Fundação Xuxa Meneghel em defesa da criança e do adolescente. No fim de novembro, a presidente da Fundação Xuxa Meneghel assinou, em Foz do Iguaçu, o termo de adesão à Campanha Trinacional de Combate à Violência Infanto-juvenil, que reúne entidades públicas e privadas do Brasil, Paraguai e Argentina.
Os diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), também assinaram um protocolo de intenções para a implantação da metodologia do Projeto Brasil +Criança, desenvolvido pela Fundação nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). A assinatura foi no Encontro do Programa Cultivando Água Boa, no Rafain Palace Hotel. Jair Meneguelli participou do evento e teve encontro com autoridades locais para pedir o engajamento em iniciativas efetivas para combater o problema.
Passeata
A usina de Itaipu ainda irá apoiar caminhada promovida pela Rede Proteger pelas principais avenidas de Foz do Iguaçu na sexta-feira (16). Durante o percurso, haverá distribuição dirigida de folhetos e apresentações de teatro e tambores realizadas por jovens do Projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura, desenvolvido pela Casa do Teatro, com apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.
O trabalho tem como proposta sensibilizar a comunidade contra o abuso e maus tratos cometidos contra meninos e meninas e incentivar a denúncia. Em Foz, somente em 2012, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, atendeu 196 crianças vítimas de violência sexual.
Denuncie
As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, pelo Conselho Tutelar, ou Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Por meio do Disque 100, o cidadão pode denunciar violências, colher informações sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização em um prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
Dia 18 de Maio
A escolha da data é uma forma de lembrar o caso Araceli Cabrera Sanches. No dia 18 de maio de 1973, Araceli, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por integrantes de uma tradicional família do Espírito Santo. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar. O silêncio de muitos resultou na impunidade dos criminosos.
Fonte:
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















