Cidadania e Justiça
Incra restabelece energia em assentamento no Pará
Energia
O Incra no Oeste do Pará, com sede em Santarém, reinaugurou nesta quarta-feira (21) a Micro Central Hidrelétrica (MCH), localizada na comunidade Sombra Santa, no Projeto de Assentamento Moju I e II, município de Placas (PA).
Segundo o o superintendente regional do Incra no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro, "a assinatura do contrato é decorrente de acordo firmado perante o Ministério Público Federal (MPF) e com associações comunitárias do assentamento Moju I e II". No dia 20 de agosto de 2013, o Incra assinou um termo de compromisso de ajustamento de conduta com o MPF, por meio do qual foi possível proceder ao restabelecimento da energia operada pela MCH.
Também em 2013, o Incra assinou um contrato, no valor de R$ 95.479,42, para a recuperação da MCH de Sombra Santa, na época fora de funcionamento. Em janeiro do ano passado, em razão das fortes chuvas, a casa de máquina foi danificada, ocasionando a interrupção na geração de energia.
Na MCH foram executados os serviços de recuperação do canal que conduz a água para as turbinas e da casa de máquinas, compreendendo o gerador e as turbinas. A Prefeitura de Placas contribuiu com maquinário, mão de obra e material de construção.
"Está uma energia de ótima qualidade. Com certeza, a percepção é de melhora. Está suprindo e bem [as necessidades] das famílias. Todos estão com suas geladeirazinhas, televisão, bomba de puxar água...", relata Antonio da Silva, presidente da associação da comunidade Santa Fé do Cachoeirinha, uma das beneficiadas com a geração de energia pela MCH.
O casal Adão Oliveira da Silva, 54, e Isilene de Castro Silva, 52, fazem parte das famílias atendidas com o restabelecimento da energia. Vivem há 11 anos na comunidade Sombra Santa, onde trabalham como agricultores. Plantam mandioca, arroz, feijão, milho e frutas. Mais recentemente, decidiram investir no plantio de mil pés de açaí. Com a retomada da energia elétrica, o casal usufrui para uso doméstico e nas atividades que geram renda. "A gente consegue conservar e render mais as coisas dentro de casa e também vai aportar no nosso trabalho, principalmente,com irrigação no plantio", destaca Adão Oliveira. "Temos geladeira, máquina de lavar roupa, ventilador... É muito importante a energia. É com ela que podemos fazer as polpas de açaí e cupuaçu para vender", complementa Isilene Castro.
Após as obras, a MCH passa a ter capacidade para atender a um número estimado de 400 famílias. No assentamento Moju I e II, existem quatro MCHs.
Paralelamente ao processo de recuperação da MCH da comunidade Sombra Santa, o Incra, com o apoio do MPF, tem se mobilizado para garantir a execução do programa "Luz para Todos" no assentamento Moju I e II, em caráter prioritário.
Fonte:
Incra
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















