Cidadania e Justiça
Ministério presta atendimento a menores vítimas de exploração sexual
Violência contra o menor
A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, ressaltou que a pasta conta com um serviço próprio de abordagem, que identifica as situações de abuso e exploração sexual, com outras áreas, e encaminha as crianças e jovens para um serviço de proteção e atenção integral. O serviço é prestado dentro de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
“Temos esse serviço próprio em todos os municípios acima de 20 mil habitantes”, informou Denise. Segundo ela, no ano passado, foram atendidos mais de 55 mil crianças e adolescentes – meninos e meninas até 17 anos – em todo o país.
Autoridades e representantes de organizações não governamentais (ONGs) participaram nesta semana, em Brasília, de cerimônia em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião, foi relançado o plano de políticas públicas, elaborado no ano 2000 pelo governo federal em parceria com a sociedade civil.
O documento foi reformulado a partir dos resultados das discussões realizadas em encontros regionais e internacionais, como os ocorridos na Suécia e Japão. O plano é estruturado em torno de alguns eixos estratégicos, entre eles o fortalecimento de articulações nos estados e municípios que promovam campanhas e projetos educativos para a valorização da dignidade humana.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















