Cidadania e Justiça
Pronatec Brasil Sem Miséria qualifica 600 alunos em Manaus
Capacitação
Alunos de baixa renda de Manaus participaram, na última terça-feira (20), da cerimônia de formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria. Foram entregues certificados de qualificação profissional a 600 formandos.
Manaus é o município com maior número de matrículas no Amazonas. São 8,1 mil matrículas em 112 tipos de cursos, desde que o programa foi criado em 2011. Até o final deste primeiro semestre, estão sendo abertas mais 4 mil vagas em 54 cursos.
Os cursos mais procurados no município são: almoxarife, auxiliar administrativo, operador de computador, cadista para a construção civil, almoxarife de obras, inglês básico, assistente de planejamento e controle de produção, costureiro industrial do vestuário, eletricista instalador predial de baixa tensão e depilador.
Oradora da turma de formandos em Manaus, Terezinha Lopes de Lima, de 33 anos, fez o curso de cabeleireiro e manicure pelo Pronatec Brasil Sem Miséria. Casada, mãe de duas filhas, ela conta que hoje está fazendo mais um curso, que será concluído em junho deste ano.
Antes de ter acesso ao Pronatec, Terezinha estava desempregada. Procurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “Fui operadora de caixa de supermercado, mas fiquei desempregada. No Cras, consegui ajuda”, disse. Há três anos, ela recebe o Bolsa Família.
Foi a equipe de assistência social que indicou os cursos do programa para Terezinha. Atualmente, a cabeleireira atende os clientes em domicílio e garante sua renda mensal. “O curso me ajudou muito. Hoje tenho uma nova visão, quero concluir uma faculdade de estética e abrir meu salão de beleza”, afirmou.
Acesso
O Pronatec Brasil Sem Miséria integra uma série de políticas públicas do governo federal para promover o acesso das pessoas mais pobres, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, à qualificação profissional e ao mercado. Em todo o Brasil, já são mais de 1,1 milhão de matrículas, em 570 cursos oferecidos.
Os cursos de qualificação profissional são gratuitos e ministrados por estabelecimentos de qualidade reconhecida pelo mercado, como os Institutos Federais e as instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar).
Isso tem proporcionado mão de obra qualificada aos empregadores, já que os tipos de cursos oferecidos levam em conta as oportunidades abertas em cada região. Quem participa recebe gratuitamente material escolar, transporte e lanche.
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único. As matrículas podem ser feitas nos Cras.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















